domingo, 9 de janeiro de 2011

MAIS UM DIA DE PRÉ-PRODUÇÃO




Hoje, domingo, dia 9 de janeiro, aproveitei a disposição e a boa vontade de meu amigo e cinegrafista Jean Carlo Figueiredo (diretor de fotografia do meu curta "Entre Lobos") e visitei uma segunda locação para "Nova Amsterdam - Terra do Sol Banhada de Sangue", o próximo filme que irei produzir e dirigir, dessa vez com o apoio do BNB em parceria com o BNDES.


A locação é Ferreiro Torto, antigo Engenho Potengi, localizado no município de Macaíba. Hoje o local é um ponto turístico da cidade, aliás belíssimo, cheio de mangueiras e coqueiros. As mangueiras estavam todas carregadas e tanto eu quanto Jean comemos algumas deliciosas mangas enquanto fotografávamos cada ângulo do lugar.


Antes de ir para Ferreiro Torto, entretanto, fomos em Passagem de Areia, bairro de Parnamirim, na casa de Rafael e Inamar (meus auxiliares de produção), onde participamos de um animado churrasco. A costela de carneiro que Rafael faz é irresistível. Me lambuzei.


Seguimos para Ferreiro Torto logo em seguida, esperando encontrar muitas dificuldades para a futura filmagem. Mas nada. O lugar é perfeito. Só não existe mais o engenho. Dele só ficaram ruínas - e pouquíssimas. Mas o casarão está lá, impávido, deslumbrante, do jeitinho que consta no roteiro.


Foi em Ferreiro Torto que aconteceu o primeiro massacre promovido pelos holandeses em 1633. É uma das seqüências impactantes do filme. Vai dar muito trabalho para repoduzir a matança e talvez as filmagens durem mais de uma semana nesta locação.


Perscrutamos o local em busca de ângulos inusitados e a luz apropriada para cada cena. Pelo caminho íamos encontando mangas convidativas e suculentas - e não nos fazíamos de rogados. Devoramos algumas. Outras trouxemos para casa numa sacola de compras.


O lugar estava quase deserto. Somente um vigilante de uma empresa privada, contratado pela Prefeitura de Macaíba. Há um coordenador do casarão, mas era domingo, e ele não estava lá - é óbvio. Vimos também alguns grupos de pessoas passeando e colhendo mangas. Acho que o lugar também é um ponto de encontro de casais. E tambem vi uns rapazes rolando um baseado. Nada demais. Tudo muito sossegado e lindo. Enfim: perfeito para o filme.


Vejam as fotos, algumas tiradas por mim, outras por Jean.


Hasta la vista baby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário